Cada passagem de ônibus em São Paulo custa R$ 4,40. Para metrô e trens da CPTM, a passagem custa R$ 5 desde 1º de janeiro de 2024. Isso significa que o gasto pode ser bem alto em um dia turistando pela cidade. Os paulistanos podem usar o famoso bilhete único –aquele cartão que você recarrega nas máquinas do metrô e em algumas lotéricas e lojinhas, bancas de jornal etc. Mas turistas podem usar o bilhete único em São Paulo?
Antes, quem não morava na cidade tinha a opção de comprar um bilhete único anônimo. Mas o turista que vai passear pela cidade pode SIM ter o seu bilhete único: basta fazer o cadastro no site da SPTrans e retirar o cartão em um dos postos de atendimento da SPTrans –e já pode levar o cartão na hora.
Você pode carregar um valor em dinheiro (ou cartão de débito) e sair usando, aproveitando os benefícios:
- Pegar 4 ônibus diferentes em 3 horas no preço de uma passagem ou;
- Um metrô e um ônibus pagando a integração com desconto (um deles sai mais barato) ou;
- Um metrô/CPTM e 3 ônibus (integração CPTM ou Metrô deve acontecer durante as duas primeiras horas e pode ser intercalada aos ônibus. Por exemplo: metrô/trem + ônibus + ônibus + ônibus em 3h ou ônibus + ônibus + ônibus + metrô/trem em até 2h
A má notícia é que o posto da SPTrans costuma ter fila (então vá com o coração preparado e muita bateria no celular para se distrair; vale até levar um livro). Lá, você precisará apresentar um documento oficial com foto –com validade de dez anos (isso significa que o seu RG precisa ser recente, e não aquele emitido na sua adolescência).
Vale lembrar que SP tem o ônibus noturno. Além disso, fica a minha recomendação: use somente táxi e transporte de aplicativo; nada de pegar o primeiro táxi que aparece na rua.
Não é que eu não confie nos táxis da cidade, mas o app gera um registro do local em que você embarcou, desembarcou e do comprovante de pagamento. E sim, apps como Uber e 99 saem mais em conta que o táxi aqui.
Mas você é jovem e ama sair na madrugada. Ou é um madrugador ou insone e sai bem cedo? O metrô encerra as operações meia noite (exceto aos sábados, que eles esticam até 1h). E não importa se é dia de show no meio da semana ou de futebol: ele vai parar de rodar meia noite –ele sai do ponto final neste horário e ainda você pode pegá-lo na rota). Metrô e ônibus voltam a funcionar 4h40.
Ônibus gratuito em São Paulo aos domingos
A Prefeitura de SP anunciou a liberação do ônibus gratuito em São Paulo aos domingos para todos. A medida vale apenas para os ônibus; metrô e trens da CPTM, que são de responsabilidade do governo estadual, seguem cobrando a passagem aos domingos, assim como os ônibus intermunicipais (que manterão a cobrança).
O ônibus gratuito em São Paulo aos domingos está valendo desde dezembro de 2023, e não é preciso ter bilhete único para se beneficiar da gratuidade. Todos têm direito, inclusive turistas que estão de passagem pela cidade. Quem não tem o bilhete único terá o acesso liberado pelo motorista ou cobrador.
Mas se você tiver o bilhete único, é preciso validá-lo na catraca eletrônica: a cobrança da passagem NÃO será realizada (pode ficar tranquilo).