Programas para aproveitar a avenida Paulista aberta aos domingos

Até com chuva tem passeio na avenida Paulista. Foto: Talita Marchao
Até com chuva tem passeio na avenida Paulista. Foto: Talita Marchao

Aproveitar a avenida Paulista aberta para pedestres aos domingos se tornou um dos meus programas favoritos. Há espaço para ciclista, skatista, cadeirante, cachorro, idoso, bebê aprendendo a andar, criança que quer arriscar a pedalar sem as rodinhas auxiliares da bike, gente dançando, namorando, comendo… Mas não são só 3 km de asfalto livre. Aquela região tem muita coisa bacana (e barata). Como parte da blogagem coletiva #minhacidade, indico 10 lugares bacanas para bater perna por ali:

Reprodução/Facebook Casa das Rosas
Reprodução/Facebook Casa das Rosas

1- Casa das Rosas
A Casa das Rosas é um espaço cultural instalado em um edifício lindo, com um jardim lindo e recebe exposições lindas (e grátis). É um casarão da década de 30 na altura da estação Brigadeiro do metrô (linha verde), perto do Shoppping Paulista. A Praça Oswaldo Cruz, ali do ladinho, recebe umas barraquinhas e trailers de comida de vez em quando

 

2- Itaú Cultural
Eu odeio o banco e a minha ex-gerente, mas o espaço do Itaú Cultural ali na Paulista costuma ter exposições e atividades bem legais. Ok que ele já teve polêmica por não permitir que uma mãe amamentasse seu bebê, mas acho que eles aprenderam a lição.

 

Divulgação/Fiesp
Divulgação/Fiesp

4- Centro Cutural da Fiesp

Adoro o prédio da Fiesp! Bem no meio da avenida Paulista, é ponto de referência fácil, está sempre com uma iluminação bacana durante a noite e aos domingos, dependendo do horário, tem até uma banda tocando com aqueles instrumentos todos de orquestra (rola até uma tuba!). Além das exposições gratuitas, ali têm ainda as peças no Teatro Popular do Sesi (grátis, com distribuição de ingressos horas antes das apresentações).

5- Feirinha gastronômica

No calçadão que fica na frente do prédio da Fiesp (mais conhecido como Alameda Rio Claro) foram colocadas umas barraquinhas de comes e bebes com uma variedade bacana: tem taco, hambúrguer, cachorro quente, crepe, yakisoba, churros, cerveja, suco, refrigerante e até comida do dia a dia. Tem uns banquinhos, mesinhas, mas a galera dá um jeito de sentar em qualquer lugar. Há ainda um palco onde rolam uns shows de vez em quanto (ou um cd de música ao vivo para enganar e criar um clima de ao vivo)

 

Reprodução/Prefeitura de SP
Reprodução/Prefeitura de SP

6- Parque Trianon
É a principal área verde da Paulista. O Trianon tem uns banquinhos para descansar as pernas ou para curtir uma sombra se o dia estiver quente. Caminhe, atravesse a ponte (sim, há uma ponte) e aproveite!

 

7- Feirinha do vão do Masp
Aí você está passeando pela avenida Paulista numa boa e dá de cara com a feirinha de antiguidades do vão do Masp (ela se estende para a frente do Parque Trianon). Supostamente é uma feira de antiguidades, mas você vai achar de tudo (se bobear, até comida!)

 

 

Foto: Talita Marchao8-Masp
Clássico da avenida Paulista, o Masp abre aos domingos com o acervo próprio (exposto nos cavaletes transparentes) e as mostras temporárias. E não tem desculpa: ele tem elevadores para tudo e todos. A entrada é salgada (R$ 25, mas tem desconto de 50% para estudantes e idosos), mas é uma obrigação moral visitá-lo alguma vez na vida. Não conhecer o Masp é triste!

Foto: Talita Marchao
Foto: Talita Marchao

9- Livraria Cultura
Na minha humilde opinião, é um dos lugares mais bacanas do Conjunto Nacional, que é um prédio quase cinquentenário na avenida. A livraria tem uma estrutura e decoração super bacanas, e é possível passar horas lá dentro. Tem espaço para leitura, para tomar um café, paquerar uns livros. Lá tem até um teatro!

10 – Cinema, cinema e cinema
Se começar a chover (ou não), o que não falta na avenida Paulista são cinemas. Tem o Cine Livraria Cultura, que dá desconto para os clientes cadastrados; o shopping Center 3 tem salas de cinema da Playarte; na rua Augusta, perto da Paulista, está o Espaço Itaú de Cinema, que dá desconto para clientes do banco



Veja outras opções bacanas de passeios:

Casal Califórnia – O blog Casal Califórnia, que adotou San Francisco como seu novo lar, traz 10 dicas de museus para todos os gostos, bolsos e idades!

O Melhor Mês do Ano – O blog O Melhor Mês do Ano, que é da ZL paulistana (sem preconceitos, viu) traz 9 atrações imperdíveis no centro de São Paulo.

Fourtrip: O blog Fourtrip te prova que é possível conhecer 10  famosos pontos turísticos do Rio de janeiro, sem gastar nada!

Destinos por onde andei… – O blog conta para os leitores dicas de lugares imperdíveis na capital mineira. Afinal, BH é tudo de bom, uai!!!

Viagem de Fuga – Você sabia que as 6 melhores sorveterias de São Paulo estão concentradas em único bairro? Vem se refrescar com a gente!

Atravessar Fronteiras – Brasília não é só o que você vê na TV. Somos uma cidade pulsante e aqui você vai conhecer programas fora do cartão postal.

Família Viagem – São Paulo é o paraíso da gastronomia e sair para comer é um dos grandes baratos da cidade. Veja alguns lugares que você precisa conhecer.

A Li na Alemanha – Aachen na Alemanha, é uma cidade desconhecida para os turistas, mas com muita história para contar. Veja algumas atrações da cidade.

Vou pra Roma –  O Blog VoupraRoma escolheu as 10 atrações que você não pode deixar de ver em Roma.

Viajando por Aí – Saia do circuito turístico  e conheça o Rio de outra maneira: 5 passeios diferentes no Rio de Janeiro!

Colecionando Ímãs – Palácio do Planalto? Procuradoria Geral da República? Itamaraty? As atrações de Brasília que você precisa conhecer para saber do que o William Bonner tá falando!

Viviendo en el México Mágico! – 10 coisas pra se fazer em San Luis Potosí – Mex!

Janela para o Mundo – 10 pontos turísticos bem interessantes de se conhecer no Rio de Janeiro. Alguns são mais famosos, outros são bem menos comuns nas listas das atrações do Rio e nem sempre conhecidos por muitos cariocas.

Turista Fulltime – A maioria dos brasileiros, quando visita a “Terra dos Tamancos”, tem Amsterdã como destino principal. Se sobra algum tempo, vai visitar alguma outra cidade tipicamente holandesa. Uma pena: deixa de conhecer Haia, um centro cultural, político e econômico surpreendente!

A Casa na Mala – Aqui estão 8 motivos que fazem valer a pena conhecer Oviedo, cidade espanhola que, segundo o diretor de cinema Woody Allen, parece saída de um conto de fadas!

Ligado em Viagem –  Nós listamos 5 atrações turísticas em Karlsruhe (e Ettlingen) na Alemanha, que devem ser incluídas em qualquer roteiro de visita a esta cidade do sudoeste do estado de Baden-Württemberg.

Passeiorama – Dica bem legal para quem mora ou apenas está de passagem por São Paulo! Separamos os 9 parques que mais gostamos na cidade, um pouco de natureza no meio da selva de pedra!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

17 pensamentos em “Programas para aproveitar a avenida Paulista aberta aos domingos”

%d blogueiros gostam disto: