
Todo mundo que vai para Moscou certamente tem um item na lista de compras: as bonequinhas russas. Pode chamar de matriosca, matrioska, matryoshka ou матрешка. Para turista, elas são caras e estão expostas em todas as vitrines, seja na Arbat, na Praça Vermelha, nos shoppings. Mas existe um lugar muito legal em que elas são mais baratas do que os lugares turísticos e rende um passeio ótimo: o mercado Izmailovsky.
O tal Izmailovsky Market é um dos muitos lugares fofos de Moscou. E não há um único lugar com tantos clichês russos a venda para turistas como lá: tem matrioska, ushanka (aquele chapéu soviético peludinho), cantil para bebida e todo tipo de lembrança socialista, comunista, de ballet e até czarista. Na real é uma grande feirinha.
Você chega de metrô, e é uma longa viagem. Ele fica na estação de metrô Partisanskaia (mas anote exatamente isso: Партизанская. Acredite, você vai precisar desses desenhos). Tente decorar os cinco primeiros símbolos e fique perto das janelas. E quando descer, siga as placas até o Kremlin de Izmaylovsky (não o da Praça Vermelha). Sim, o mercado fica dentro de um prédio fofíssimo.

E não se engane: dirão o preço em dólar e em rublo. Chore em rublo, não pague em dólar. Como a bonequinha geralmente é comprada em “quantidade”, barganhe! Você pode conseguir bons preços. Ainda rolam umas comidinhas, umas exposições. É um lugar bem bacana. Ali também tem um parque, mas fui no inverno e parques não são nada convidativos em dias nevados.

Mas é possível comprar a famosa bonequinha em outros lugares? SIM. O calçadão da Arbat é repleto de lojinhas para turistas com preços bem salgados. Mas lá a vantagem é comprar em inglês (macarrônico, mas uma hora todo mundo se entende).

Um alerta sobre as fotos: como fui em um dia de semana, muitas lojinhas estavam fechadas e o lugar estava praticamente deserto. Por isso, algumas imagens são das páginas oficiais da feirinha (com muita mercadoria e gente linda). Tente ir no fim de semana. Infelizmente, por causa da eleição, não pude passar lá no domingo. Mas tente!!!
E onde comer em Moscou? Dei aqui uma dica segura (na linha “veja o que está comendo, já que não dá para entender o cardápio”!)
E o blog The World by Fon dá boas dicas do metrô de Moscou!
9 pensamentos em “Onde comprar matrioskas em Moscou: Izmaylovsky Market”
Obrigada pela preciosa dica…adoramos o mercado izmaylovsky…estamos há dois dias aqui em Moscou,e sua dica foi preciosa,compramos muito mais barato e passeamos tb.Degustamos uns petiscos por lá…e é lindinha a arquitetura do lugar…valeuuu…
Patrícia! Demorei, mas respondi! Rsrs que bom que te ajudou! O que você achou do metrô? Lindo, né??
Talita, quase chorei ao ler o post. Sabe criança pedindo bicicleta para o papai noel?? Eu estou assim de vontade de conhecer Moscou! Acabei de ler um livro sobre a Guerra Fria e me arrepio quando escuto “Wind of Change”, do Scorpions! Imagine se eu não ia delirar com este passeio?? Post favoritado forever!!!
Amei!!! Russia esta no meu wish list faz tempo. Dei a maior bobeira de nao ir quando morava na Polonia!! Que arrependimento!! Adorei as fotos e principalmente as dicas!!!
Ai que delícia! Nem imagino estar na Rússia e voltar sem uma fofa dessas 🙂 E lembrancinhas czaristas? Apaixonei. Me julguem, essas coisas me lembram Anastacia, o desenho animado.. kkk #vergonha
Adorei as dicas. Fiquei levemente apavorada por ter que decorar o desenho (nome) da estação . imagina… vou estudar um pouco antes ! hehe
Beijos
Amei o post! A dica é excelente, o lugar é lindo! E a Rússia continua como um sonho para mim que marquei bobeira (uma bobeira chamada crise econômica: será que minha bolsa vai ser paga em dia?) e não fui esse ano! Pena.
As fotos são belíssimas e… eu me sinto intimidada em passear sendo analfabeta. 🙂 hahahah
Que fofas!!! Eu adoro essas bonequinhas, acho um charme e é uma lembrança tudo a ver, né? E também me assustei com o mapa do metrô! Bjs!
Ai que lindas. Eu amo trazer coisinhas que podem servir de decoração para a minha casa. Dá personalidade ao lar! Amei!!!
Não tem como não comprar as matrioskas estando em Moscou mesmo! Mas eu amei os pinoquios da foto, acho que barganharia vários deles em vez das bonequinhas. Bela dica de passeio. Tati