Com a reinauguração do Museu do Ipiranga, o bairro ganhou um novo colorido que há muito tempo não se via. Há opções super boas de onde comer no Ipiranga, para todos os bolsos e refeições: café da manhã, almoço, sobremesa e jantar.
Frequento o bairro há algumas décadas de vida (cresci ali, estudei ali e acho que vou frequentar a região até envelhecer rsrs). Por isso, deixo aqui algumas dicas com algumas opções para gastar pouco (ou não gastar fortunas). Todos estão localizados a uma distância possível de caminhar a partir do Museu do Ipiranga (menos o Seu Oswaldo, mas ele merece estar na lista pela tradição).
Veja também: Quanto custa o ingresso para o Museu do Ipiranga?
Lanche a preços honestíssimos no mesmo quarteirão do Museu do Ipiranga: o Sesc Ipiranga não tem almoço e jantar com agendamento como algumas unidades, e sua comedoria oferece “lanches” que não são bem lanches a preços excelentes (tem sopa, polenta, torta, salada, sanduíche, suco, café…). Dá para fazer uma refeição saudável, simples, curtir o gramado e até tomar um sol.
A entrada oficial fica na rua Bom Pastor, 822. Mas ele tem uma entrada quase secreta nos fundos, na lateral, para quem vem do museu (precisa sair pelo portão lateral que dá naquela ruazinha que parece ser sem saída, mas não é, a rua Xavier de Almeida.
Almoço barato perto do Museu do Ipiranga: a Casa Ipiranga 22 fica a um quarteirão do prédio do Museu, e recomendo para almoço de olhos fechados (até porque conheço os donos, o Guilherme e a Ingrid, jornalistas cheios de histórias para contar).
A comida é simples, preço honesto, ambiente fofo e, se conseguir puxar o Guilherme até a mesa, vai ganhar boas histórias de presente. Ali são pratos executivos bem servidos, feijoadas às quartas (o cardápio fica sempre no Instagram, o @casaipiranga22. Fica em uma esquina na Rua Paulo Bregaro, 54.
Café delícia, sorvete gostoso e fotos lindas: o Sebo Pura Poesia fica a uma quadra do Museu do Ipiranga, na rua Costa Aguiar, 1112 (é só descer a rua dos Patriotas). O lugar é lindo (veja pelas fotos do Instagram @sebopurapoesia. Além dos livros, discos, cafés, drinks, sanduiches e sorvete Damp, rola ainda uma cerveja e eventos de música e leitura.
Se for aos finais de semana, vá com paciência: é certo que você vai se deparar com uma fila para consumir/sentar. E mais: ao lado do Pura Poesia, existem outros lugares bacaninhas: uma loja de cookies (a Gik’s Cookies, uma loja de churros (a Churros do Gu) uma casa de tortas e cafés logo na esquina (chamada Seu Quintal To Go)… Enfim, há boas opções por ali!
Para todos os bolsos e gostos: o Museum Food Park está instalando onde antes, quando eu era adolescente, funcionava um posto de gasolina.
Agora ele é muito mais gostoso do que era a lojinha de conveniência daquela época e tornou-se uma bela opção de onde comer no Ipiranga: tem food trucks para todos (hambúrguer, açaí, pizza, torre de chopp, feijoada, pastel, crepe, música ao vivo e por aí vai). É entrar e escolher. Ele fica na avenida Nazaré, 186, esquina com a rua Conde Vicente de Azevedo (é atravessar a rua do Museu do Ipiranga).
Comida bem servida para compartilhar: o Feijão de Corda tem pratos muito grandes (daquele tipo que a porção para 2 pessoas serve 4). Pratos típicos do nordeste, mas não só isso. Durante a semana, tem promoção dos pratos executivos. (Avenida Nazaré, 400, atravessando a rua a partir da saída do bosque do museu).
O Magic Chicken fica no mesmo quarteirão, mas na outra esquina da Nazaré, no 320. Clássico galetinho, frango a passarinho, polenta, feijoada e chopp (mas não só isso).
Hambúrguer do Seu Oswaldo dispensa apresentações: Ok, caminhar até lá pode ser puxado, especialmente para quem tem crianças ou caminha com dificuldades. Mas o Hambúrguer do Seu Oswaldo (ele não é mais vivo) é o mais tradicional do Ipiranga para quem busca onde comer, e gerações de famílias frequentam o lugar desde 1966. Ambiente simples, preço honesto e lanche com um toque de molho de tomate que faz toda a diferença. Fica na rua Bom Pastor, 1659.
Bônus para quem volta de metrô pelo Alto do Ipiranga: na frente da estação fica a Fischer Doçaria, com uma coxinha de frango fantástica além dos doces e bolos!! Papo sério: já tive bolo de aniversário comprado ali e recomendo vivamente cada pedacinho. Fica na Av. Dr. Gentil de Moura, 254 (é realmente na frente da estação de metrô da Linha 2 – Verde). Se bobear, dá tempo de comprar a coxinha para levar para um piquenique nos jardins do Museu do Ipiranga, hein?