A qualidade das praias impróprias para banho na Praia Grande é monitorada regularmente pela Cetesb, que realiza análises das águas para verificar a balneabilidade. Com base nesses estudos, as praias recebem bandeiras vermelhas (impróprias) ou verdes (próprias).
Essas bandeiras indicam contaminação fecal na água e não estão relacionadas à força do mar ou à presença de ondas grandes. Além disso, fatores como derramamento de óleo ou ressacas marítimas também podem tornar uma praia imprópria para banho. Para evitar riscos, é importante consultar as condições da balneabilidade das praias antes de viajar. A atualização da Cetesb pode ser conferida online no site oficial clicando aqui.
Quais São as Praias Impróprias na Praia Grande?
A Cetesb faz a medição em 12 praias em Praia Grande. Em maio de 2025 (medição valendo até o dia 22/05/25), todas as praias da cidade foram consideradas impróprias para banho (Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila Tupi, Ocian, Vila Mirim, Maracanã, Vila Caiçara, Real, Balneário Flórida e Jardim Solemar). Em 2025, as praias que tiveram amais medições com bandeira vermelha imprópria para banho foram Vila Mirim e Vila Tupi. Já a praia que recebeu menos bandeiras vermelhas em 2025 foi Cantão do Forte.

Como Saber se uma Praia Está Imprópria?
As áreas analisadas pela Cetesb em Ilhabela são identificadas em mapas e pontos de referência específicos. As bandeirinhas instaladas na entrada das praias são um bom indicador local, mas você pode verificar os relatórios de balneabilidade diretamente no site da Cetesb, que é atualizado frequentemente.
Veja também:
Praias Impróprias em Ubatuba
Praias Impróprias em Caraguatatuba
Por Que uma Praia Fica Imprópria para Banho?
Águas impróprias para banho geralmente estão contaminadas por esgoto não tratado ou por substâncias químicas. Em períodos de alta temporada, a quantidade de pessoas na praia também pode influenciar negativamente na balneabilidade.
Os riscos associados ao banho em águas impróprias incluem:
- Gastroenterite: sintomas como enjoo, vômitos, dores no estômago, diarreia, febre e dor de cabeça.
- Infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta.
Evitar praias com bandeira vermelha é fundamental para a sua saúde.
Veja também: Ubatuba agora tem taxa ambiental para carros: entenda como é a cobrança