Quando me convidaram para um passeio em Niterói, a primeira piada feita foi: “A MELHOR coisa de Niterói (ou Nikiti) é a vista do Rio”. A piada é levemente injusta. Sim, a cidade tem a melhor vista do Rio de Janeiro sem a menor dúvida, mas ela é fofa e tem lá o seu charme. O ~passeio~ começa com a balsa que sai da Praça XV (literalmente atrás do Paço Imperial). Como fui no feriado, não tive o menor problema com filas e dramas, mas dizem que o trajeto durante a semana é polêmico, lotado e demorado. O fato é: para o turistão, passear de barco é muito legal, então não cruze a ponte.
A balsa vai cruzar a Baía de Guanabara. Você vai ver o lixo boiando, a Ilha Fiscal (aliás, vale a visita! Veja aqui), o aeroporto Santos Dumont, o Pão de Açúcar, o Cristo, a ponte Rio-Niterói. Você pode se programar consultando os horários pelo site. A passagem custa R$ 5. E o bacana é que, na frente da estação de desembarque, tem de cara um postinho turístico para você descolar o mapa turistão. E já pergunte o número do ônibus para até o MAC (você vai precisar, acredite).
Mas o que tem em Niterói, além da vista? O Caminho Niemeyer, com os prédios projetados por ele. De um lado, está o Teatro. Dá para ir a pé a partir da estação da barca. Aproveite para fazer as fotos da ponte dali. Do outro está o tal do MAC (Museu de Arte Contemporânea). Dirão que dá para ir caminhando, mas NÃO DÁ. Primeiro porque é longe; segundo porque tem uma subida chata; terceiro porque é perigoso. Pegue o ônibus de linha municipal. Todo mundo desce lá. E a vista compensa.
E depois? Desça para a praia que você verá do alto do MAC. É de Icaraí que você terá a melhor vista do mundo. Se rolar um pôr do sol então…
Niterói tem clima de cidade de interior. A conheci num feriado com ruas quietas, procissão de Páscoa e velhinhos. Mas aproveite para comer algo gostoso por ali. Como táxi é barato no RJ, tente ir até a região da rua Nóbrega (tem vários bares e restaurantes).[mappress mapid=”6″]