Pular para o conteúdo
Início » Museu do Futebol está fechado? Veja o que muda até abril de 2024

Museu do Futebol está fechado? Veja o que muda até abril de 2024

  • por

O Museu do Futebol, que fica no estádio do Pacaembu, em São Paulo, tem entrada gratuita às terças-feiras. Entretanto, ele estará com a principal exposição fechada para visitação a partir do dia 6 de novembro. A previsão é de que, após as obras de reformulação, ela volte a ser aberta ao público em abril de 2024.

Vale lembrar que é preciso atualizar as informações do Museu do Futebol (afinal, o Pelé morreu e as meninas do futebol feminino seguem dando um show). Enquanto a exposição principal, por onde se percorria 15 salas com a história do futebol brasileiro, estiver fechada, uma mostra temporária sobre Futebol de Brinquedo estará disponível para o público curtir (mas já adianto: não dá para brincar com os brinquedos expostos).


O próprio estádio do Pacaembu passa por reformas e que, por causa disso, as áreas em que era possível observar o gramado já estavam fechadas –incluindo o acesso ao campo. Espero que, durante a reformulação, não acabem com a sala/espaço do grito da torcida (a parte mais legal de toda a exposição).

Veja também: Quando o Museu Catavento é gratuito?

Qual dia é gratuito no Museu do Futebol?

O Museu do Futebol funciona de terça a domingo, com entrada das 9h às 17h, e visitação permitida até 18h. O ingresso do Museu do Futebol é gratuito para todos às terças-feiras; nos demais dias, a entrada é grátis para crianças com até 7 anos; passageiros do ônibus circular Turismo SP; professores e funcionários de escolas públicas, estendida para cônjuge e filhos; pessoas portadoras de deficiência, com gratuidade também para o acompanhante; policiais civis e militares, taxistas e guias de turismo. A lista completa de profissionais e cargos de servidores do Estado de SP que possuem direito à gratuidade está no site do Museu do Futebol.

Qual o valor do ingresso para o Museu do Futebol?

Na Sala das Copas do Mundo, imagens do tricampeonato de 1970 em primeiro plano. No totem, está a imagem clássica de Pelé erguendo a taça e do fiasco de 1990. Foto: Reprodução do Google Arts and Culture

O ingresso custa R$ 20 (com direito à meia entrada para estudantes, jovens de baixa renda com idade entre 15 e 19 anos, aposentados e maiores de 60 anos). Ele pode ser comprado pela internet.

O Museu do Futebol tem um esquema especial de compra de ingresso combinado com a visita ao Museu da Língua Portuguesa: ao comprar o ingresso para o Museu do Futebol, o visitante pagará meia entrada para visitar o Museu da Língua Portuguesa e vice-versa –mas só comprando as duas entradas ao mesmo tempo; mesmo que um dos ingressos seja comprado com o preço inteiro, o segundo sai pela metade do valor. Neste caso, o visitante tem 30 dias para visitar os dois museus.


Para visitar o Museu do Futebol, é possível usar o estacionamento da Praça Charles Muller mediante o pagamento da Zona Azul. Você pode baixar o app da Estapar para o pagamento online ou comprar diretamente lá com um representante (pode ser que você pague um pouco mais caro por lá com o atravessador). Mas lembre-se de pagar e evite a multa por estacionamento em área de Zona Azul, hein?

Veja também: Que dia o Museu do Ipiranga é gratuito?

Como chegar no Museu do Futebol?

A entrada do imponente estádio do Pacaembu, onde fica o Museu do Futebol. Foto: Gilberto Marques/A2img/Flickr Governo do Estado de SP

O endereço do Museu do Futebol é Praça Charles Miller, sem número, no Pacaembu. Ele fica dentro do estádio (que está em obras desde a sua privatização).

Como ir ao Museu do Futebol de metrô:

Para ir ao Museu do Futebol de metrô, a estação mais próxima é a Clínicas, na Linha 2 -Verde. A partir dali, é preciso caminhar cerca de 1km em uma descida imensa (caminhando pelo muro do cemitério do Araçá). O problema é a volta: é uma baita ladeira até o metrô!

Para quem não quer descer acompanhando o cemitério, outra opção é descer na estação Paulista do metrô (Linha 4 -Amarela; sim, é a estação que fica na rua da Consolação) e caminhar por dentro do bairro (rico) do Pacaembu, com uma descida bem mais leve, em um percurso mais curvo.

Como ir ao Museu do Futebol de ônibus:

Entre as linhas de ônibus que passam pela Praça Charles Miller estão a 208M-10 – Metrô Santana/Terminal Pinheiros (boa opção para quem quer chegar ao metrô Clínicas ou para seguir para a região da Casa Verde até Santana); a 408A-10 – Cardoso de Almeida/Machado de Assis (opção para quem quer ir até a região central da cidade, como a Praça da República); e a 6232-10 Pinheiros/Barra Funda é boa opção para ir tanto para a estação Barra Funda do Metrô (e da CPTM) ou para a estação Clínicas do metrô. A linha 917M-10 Morro Grande/Metrô Ana Rosa é excelente para quem quer subir para a avenida Paulista (ou seguir para a Zona Norte sentido bairro do Limão).

Mas fique de olho em qual ponto cada ônibus passa: há vários pontos de ônibus pela Praça Charles Miller; normalmente o ponto indica quais linhas passam por ali. Fique atento ao sentido da linha também, já que alguns itinerários incluem a praça tanto na ida quanto na volta.