Onde comprar matrioskas em Moscou: Izmaylovsky Market

Foto: Talita Marchao




Todo mundo que vai para Moscou certamente tem um item na lista de compras: as bonequinhas russas. Pode chamar de matriosca, matrioska, matryoshka ou матрешка. Para turista, elas são caras e estão expostas em todas as vitrines, seja na Arbat, na Praça Vermelha, nos shoppings. Mas existe um lugar muito legal em que elas são mais baratas do que os lugares turísticos e rende um passeio ótimo: o mercado Izmailovsky.

O tal Izmailovsky Market é um dos muitos lugares fofos de Moscou. E não há um único lugar com tantos clichês russos a venda para turistas como lá: tem matrioska, ushanka (aquele chapéu soviético peludinho), cantil para bebida e todo tipo de lembrança socialista, comunista, de ballet e até czarista. Na real é uma grande feirinha.

Você chega de metrô, e é uma longa viagem. Ele fica na estação de metrô Partisanskaia (mas anote exatamente isso: Партизанская. Acredite, você vai precisar desses desenhos).  Tente decorar os cinco primeiros símbolos e fique perto das janelas. E quando descer, siga as placas até o Kremlin de Izmaylovsky (não o da Praça Vermelha). Sim, o mercado fica dentro de um prédio fofíssimo.

Reprodução/Moscow Info
Como o mapa do metrô de Moscou é levemente assustador, fiz uma marca porquinha na estação (ali, no canto direito!). Mas ela não estará escrita em inglês. Decore os símbolos!

E não se engane: dirão o preço em dólar e em rublo. Chore em rublo, não pague em dólar. Como a bonequinha geralmente é comprada em “quantidade”, barganhe! Você pode conseguir bons preços. Ainda rolam umas comidinhas, umas exposições. É um lugar bem bacana. Ali também tem um parque, mas fui no inverno e parques não são nada convidativos em dias nevados.

Um lugar fofo, vai? Foto: Talita Marchao

Mas é possível comprar a famosa bonequinha em outros lugares? SIM. O calçadão da Arbat é repleto de lojinhas para turistas com preços bem salgados. Mas lá a vantagem é comprar em inglês (macarrônico, mas uma hora todo mundo se entende).

Reprodução/kremlin-izmailovo.com/

Um alerta sobre as fotos: como fui em um dia de semana, muitas lojinhas estavam fechadas e o lugar estava praticamente deserto. Por isso, algumas imagens são das páginas oficiais da feirinha (com muita mercadoria e gente linda). Tente ir no fim de semana. Infelizmente, por causa da eleição, não pude passar lá no domingo. Mas tente!!!

E onde comer em Moscou? Dei aqui uma dica segura (na linha “veja o que está comendo, já que não dá para entender o cardápio”!)

E o blog The World by Fon dá boas dicas do metrô de Moscou!



9 pensamentos em “Onde comprar matrioskas em Moscou: Izmaylovsky Market”

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: