Pular para o conteúdo
Início » Onde ficar em Penedo: Minha experiência na Casa do Bosque, em Itatiaia

Onde ficar em Penedo: Minha experiência na Casa do Bosque, em Itatiaia

• por

Quando comecei a procurar uma pousada em Penedo, em Itatiaia (Rio de Janeiro), os preços quase me fizeram desistir da viagem. A gente queria demais conhecer o Parque Nacional de Itatiaia, principalmente a parte baixa e as cachoeiras, e Penedo parecia a base perfeita para isso. Arriscamos na Pousada Casa do Bosque pelo valor, e fomos surpreendidos positivamente

Já adianto que a experiência é a real, de qualquer hóspede. Paguei a hospedagem como qualquer pessoa, então não teve tratamento de blogueirinha jabá. A pousada em Penedo é bem simples quando comparada com as outras da região, mas funcionou bem para o que a gente precisava: um bom quarto para descansar, um bom banheiro para três pessoas e fácil acesso ao centro e para a Dutra.

A Pousada Casa do Bosque fica relativamente da rodovia, o que no começo me assustou um pouco. Mas, no fim das contas, isso foi uma mão na roda: além de ficar fora do caos do centro turístico de Penedo, que simplesmente trava e vira um grande estacionamento sem saída, a pousada fica em uma rua que funciona como uma espécie de rota de fuga desse caos. Ou seja: por causa da localização, eu conseguia chegar perto do centro e estacionar sem entrar no caos da rua principal, onde estão os restaurantes e toda a papagaiada do natal (que dura o ano inteiro).

A entrada da pousada. Foto: Reprodução/Booking

Alguém decidiu que ali mora o papai noel o ano todo. Fui em dezembro, e o centro de Penedo estava lindo (era tanta luz de natal que parecia a nave da Xuxa piscando alucinadamente). Mas a Camila, do blog O Melhor Mês do Ano, foi em junho e deu de cara com o papai noel no meio do ano.

Mas vamos falar da pousada em Penedo

Fiquei num quarto para três pessoas, um casal e uma criança. A cama de casal era muito confortável; a cama da criança tinha um colchão mais mole, mas nada que causasse dor nas costas. O quarto tinha uma TV (acabamos nem usando) e um pequeno armário sem portas para pendurar as coisas. Tem um frigobar também, o que é muito útil na preparação para as trilhas (não há restaurantes no parque nacional, então é preciso levar lanchinhos e bebidas para um piquenique). O banheiro era bem grande, chuveiro bom e tudo mais.

O quarto em que fiquei hospedada. Foto: Reprodução/Booking

A limpeza era feita diariamente, e chegaram a trocar nossas toalhas sem a gente pedir durante a estada –ficamos três diárias. Como fiquei no quarto perto da administração, o wi-fi era poderoso! Mas o sinal funcionava relativamente bem nas áreas comuns da pousada (além da piscina e da área de café da manhã, há um espaço gostoso na frente da pousada, com mesas para refeições e até mesmo uma churrasqueira, para quem se animar). Tem redes espalhadas pela propriedade, o que é bem gostoso.

A piscina da pousada. Foto: Reprodução/Booking

O café da manhã era honesto. Café, leite, sucos, cinco frutas diferentes, bolos caseiros, pães, frios, esquema para fazer sanduíche quente, cereais com iogurte e ovos mexidos –era preciso pedir os ovos para a funcionária, que os preparava na hora. Como passei a virada de ano lá, na manhã de 1 de janeiro teve até rabanada e pudim de pão, clássicos de ano novo.

Mas o que me encantou, de verdade, foi a atenção que nos deram. A dona da pousada, Alice, não estava quando chegamos, mas ela foi bem solicita no WhatsApp (tirou várias dúvidas e deu até dicas de restaurante para a virada do ano). A Eugênia, que estava no comando da Pousada Casa do Bosque durante a ausência da Alice, também ajudou com os restaurantes e deu muitas dicas de como chegar no centro –foi ela quem nos deu a dica de como chegar até o centro sem passar pelo trânsito surreal.

Mas como nem tudo são flores…

Da pousada, não dá para caminhar até o centro de Penedo –só de carro mesmo. Além disso, durante a estada, tivemos um problema de falta d’ água. Mas a culpa foi de um vendaval que encheu a caixa d’água de folhas e entupiu o cano. A coisa toda foi resolvida em questão de dez minutos, e todo mundo tinha água de manhã.