A partir do dia 1º de janeiro de 2021, turistas e cubanos usam a mesma moeda: o peso cubano (CUP, ou a famosa moneda nacional, como chamam por lá). Cuba acabou com o peso conversível (CUC), que era trocado pelos turistas nas Cadecas (casas de câmbio).
Para explicar o que mudou: o CUC era equivalente ao dólar (1 CUC = US$ 1), e 1 CUC valia 25 CUP. A partir de agora, 25 CUP equivalem a US$ 1. O que deixa de existir é o CUC (que poderá ser trocado para ser retirado de circulação pelos próximos meses).
Veja também:
Como é ficar hospedado em uma casa particular cubana?
Desde o meio de 2020, Cuba deixou de cobrar a taxa de 10% sobre a conversão do dólar dos EUA (o valor era descontado por causa do embargo econômico, que segue vigente).
Vale a pena levar euro ou dólar? Depende do preço que você pagar pela moeda no Brasil. Faça as contas. Se o euro for muito mais caro que o dólar, você pode sair na vantagem no câmbio.
Você pode checar a cotação das moedas internacionais em relação ao CUP no site do Banco Central cubano (quando ele estiver funcionando, de vez em quando fica fora do ar). Lá em Cuba, como você achará uma Cadeca para tocar moeda por CUP? Pela fila, acredite.
Uma curiosidade: o CUC era a moeda estampada com monumentos nacionais, e a moneda nacional (CUP) com heróis nacionais. A moeda de 3 CUP é estampada com o rosto de Che Guevara, e era super procurada por turistas para guardar como souvenir.