Pular para o conteúdo
Início » O básico sobre a fofa Montevideo

O básico sobre a fofa Montevideo

Estou tão apaixonada pelo Uruguai que acho que o Brasil deveria anexar a ex-Província Cisplatina como a Rússia fez recentemente com a Crimeia. E nem é só por causa da legalização da maconha e do aborto ou do presidente fofíssimo que o país tem (tenho muito amor pelo Mujica). Brincadeiras à parte, talvez anexá-lo nem seja preciso. Em Montevideo, o real é amplamente aceito e, na maioria dos lugares, as pessoas falam português ou portunhol (e os que não falam se esforçam para entender e se fazer entender). Ah, e posso ter sido uma grande sortuda, mas fui tratada com muito carinho.

Antes de despejar as dicas de viagem, me permitam contar um pouquinho do que vivi por lá. A cidade te abraça de verdade. Logo no primeiro dia, ganhei um guia turístico quando fui trocar dinheiro na casa de câmbio — apenas porque perguntei por um lugar gostoso e barato para comer na avenida 18 de julho (dica 1, é a principal da cidade). Depois, a moça do restaurante me indicou a cerveja favorita dela (que era mais barata que a Patricia, e realmente mais gostosa). Aí, no tour do Palácio Legislativo (a Disney dos jornalistas), um senhor aposentado se ofereceu para ciceronear meu grupinho de colegas, nos levou até o Mercado Agrícola, pagou chimarrão para a galera e contou sobre a vida dele e da família brasiguaia. No ônibus, quando me viu abrir o mapa para tentar entender onde deveria descer, um outro velhinho se ofereceu para me ajudar, indicou onde estávamos e qual era a minha parada. Só gentilezas.

Mas vamos às dicas:

  • O aeroporto é lindo e pequeno. E longe do centro. Existem três formas de ir até Montevideo: táxi, extremamente caro; ônibus, super barato, mas será preciso pegar um táxi baratinho até o hotel; e a van. Vamos falar da van: estou encantada. No guichê de “táxi oficial”, que fica na cara do desembarque, você paga uns R$ 35 e pega uma van que te deixará na porta do seu hotel. Ok que os outros passageiros também ficarão em seus respectivos hotéis, e provavelmente você dará um rolê desnecessário pela cidade, mas achei que vale muito a pena. Mala no porta-malas (e não dentro na parte de cima busão, com você embarcando e desembarcando tudo), muitos turistas papeando e uma circulada pela cidade — tive a impressão de que o motorista deixa os uruguaios moradores primeiro, mas não tenho “provas”. A parte triste é que a van não existe para volta. Saudades, van <3.

  • Hotéis e hostels oferecem walking tours pagos, mas pergunte pelo famoso free walking tour de Montevideo (aquele que existe em qualquer cidade do mundo). Além de o itinerário ser maior, você conhecerá gente de outros hotéis, fará amigos e descolará até uma paquera. O grupo sai às 11h da Praça Independência durante a semana e aos sábados às 14h. Super vale a pena para conhecer a Cidade Velha. Ah, e o guia fala português. E para quem vai em família: meu grupo do tour tinha carrinho de bebê e vovó com bengala (não tem desculpa para não conhecer a Cidade Velha).

  • Existem dois pontos úteis e fáceis para conseguir mapas e informações de passeios, linhas de ônibus e tudo mais. Os pontos oficiais de informação turística da prefeitura ficam na frente do Mercado do Porto (lugar caro e muito delicinha para comer), e na frente do prédio da Prefeitura. Tire todas as suas dúvidas ali. Eles oferecem até uma lista com os horários dos principais passeios disponíveis.

  • MIRANTES, AMAMOS MIRANTES. E Montevideo tem dois incríveis e gratuitos: a Torre de Comunicação, aberta de segunda a sexta, com visão 360º da cidade e mocinha para explicar o que for necessário (em espanhol); e a Prefeitura, aberta até de domingo (mas com uns horários restritos, é preciso confirmar no quiosque turístico oficial). Mas é só chegar e subir. A vista da Prefeitura vale pela visão da praia do rio, que é coberta pelos prédios da 18 de julho lá na Torre de Comunicação.

  • O Teatro Solis tem visita monitorada. Não é cara e os grupos da manhã ainda podem curtir uma performance artística. O Congresso (ou Palácio Legislativo) também tem (é baratinha também, e o tour das 15h é feito com guia em português). Os dois prédios são lindos, mas o Congresso é um verdadeiro palácio. Aliás, já que mencionei o Mercado Agrário acima: ele fica perto do Congresso, mas achei muito “sacolão de frutas gourmet”. Não curti.

  • A feira na rua Tristan Navarra é um fenômeno antropológico. Vi venda de peixe vivo, filhote de cachorro, cuia para chimarrão, frutas, camisetas, incenso e até um cd para instalação do Windows XP. Vale a passagem.

  • E o tal do candombe? Música trazida pelos escravos africanos, obviamente lembra muito a nossa cultura brasileira. Admito que me diverti dançando numa festinha ~intimista~ que fui. Recomendo.

  • Mas e as baladas de Pocitos? Pois é. Estou velha, deixei para a juventude. Mas vá, arrisque e pague a cerveja cara de lá.
    BÔNUS – E a maconha legalizada?
    Montevideo não virou Amsterdam. Desculpa, amigs. Você até sente a marofinha andando pela cidade, mas não achei nada incomum do que vemos em São Paulo. Pode ser que eu tenha muitos amigos maconheiros, mas não achei nada estranho por lá.

Sair da versão mobile