Pular para o conteúdo
Início » Como ir até Colônia do Sacramento, no Uruguai, por conta própria?

Como ir até Colônia do Sacramento, no Uruguai, por conta própria?

  • por

Eu tive tantas oportunidades diferentes de ir para Colônia do Sacramento nessa vida e sempre deixava para depois. Só tomei vergonha e fui quando passei quase uma semana na casa de uma amiga em Montevideo passeando com mais tranquilidade. E me arrependi demais de não ter visitado Colônia do Sacramento antes –e me arrependi de não ter me hospedado lá por um dia. É a coisa mais fofa do mundo!

Caminhando pela rua dos Suspiros naturalmente (só que não) como modelo da amiga. Foto: Fabiana Maranhão

É lá de Colônia do Sacramento que partem os barcos mais baratos para Buenos Aires –tem também de Montevideo, mas costumam ser mais caros. A cidadezinha na beira do rio da Prata é passeio garantido tanto para quem está na capital uruguaia quanto na capital argentina. E recomendo passar uma noite lá só para curtir melhor, sem correria (ainda farei isso).

Mas dá para conhecer Colônia do Sacramento em um dia? SIM. Mas como ando adepta da viagem sem correria, quero fazer com mais paciência, mais carinho. E dá para ir de ônibus a partir de Montevideo sem crise: é o rolê mais fácil de todos, não precisa nem contratar tour!

Mas o que é Colônia do Sacramento?

Um resumo hiper resumido: a cidadezinha foi fundada pelos portugueses em 1680 no que um dia seria a província Cisplatina (hoje Uruguai). Do outro lado do rio (e do forte construído pelos portugueses por lá) estava a América Espanhola e Buenos Aires (fundada em 1580).


Os espanhóis ocuparam a cidade algumas vezes e deu muita treta, como tudo na história da América Latina. Portugal só retoma aquela região em 1817 quando D. João 6º, já morando no Brasil após a fuga do Napoleão, incorpora a Cisplatina ao território brasileiro. O Uruguai se torna independente em 1828 (o Brasil tinha se tornado independente em 1822, lembram?).

 

Quando estiver em Colônia, não deixe de subir no farol. Leve seus óculos e até mesmo binóculos (se tiver, claro). De lá de cima, é possível ver Buenos Aires se o dia estiver bem limpo! Ande pelas ruínas da fortificação portuguesa e escolha um restaurante fora da área histórica para almoçar (é mais caro por ali, como sempre funciona na área mais turística).

Não deixe de passar pela rua dos Suspiros. Ela foi classificada como patrimônio da Unesco e, além de ser super fotogênica, é cheia de histórias: por onde passavam os condenados à morte antes de serem jogados no rio ou a que eu acho mais provável, dos marinhos que suspiravam pelas moças que trabalhavam nos bordéis (parece mais verídica, não?).

Como foi a viagem até Colônia do Sacramento de ônibus?

Peguei o ônibus no terminal Tres Cruces logo no comecinho da manhã (é neste terminal que você desembarca quando vem de ônibus a partir de Porto Alegre, como contei neste post). Cheguei em cima da hora, então foi aquela correria para comprar passagem e embarcar. Mas o bus é super confortável. Ele demora mais de 2h para chegar em Colônia do Sacramento porque faz paradas pelo caminho. Mas a estrada é super boa!

No site da COT você encontra os melhores horários para planejar sua ida e volta (eu comprei a passagem de volta assim que cheguei em Colônia do Sacramento). É um ônibus convencional, simples. Lá em Colônia do Sacramento, você pergunta no próprio terminal como caminhar até a área turística história (você não anda mais de 15 minutos). Pelo caminho há umas vendinhas de comidinhas. Eu comprei empanadas e água para o passeio, e só almocei mais tarde, antes de voltar para Montevideo.

Aliás, o terminal de ônibus fica ao lado do terminal fluvial onde você embarca para Buenos Aires. Se estiver com bagagem, pode deixar no locker da rodoviária –não fique arrastando bagagem por aí!

Lá em Colônia, você tem a opção de alugar bicicletas e até mesmo aqueles carrinhos de golf (são caríssimos, já adianto). Mas se você planeja visitar áreas mais distantes, como a Plaza de Toros, pode ser uma boa –eu não fui, já tive a minha cota de arenas de touradas em Madrid e pessoalmente fiquei negativamente chocada com o que vi, não planejo repetir.

A partir de Buenos Aires, a viagem de barco dura cerca de 1h em barcos mais rápidos e até 3h nos mais lentos. As três empresas saem do Terminal de Puerto Madero: a Buquebus (a mais famosinha e normalmente mais cara, mas com mais horários), a Seacat (que também é da Buquebus, mas tem os barcos pequenos) e a Colônia Express. Meu conselho? Veja o melhor horário x preço que te favorece.

E lembre-se: tanto no Uruguai quanto na Argentina você entra tanto com o passaporte quanto com o RG, desde que o documento tenha sido emitido dentro do “prazo de validade” de dez anos.

Veja também:

Sair da versão mobile