Pular para o conteúdo
Início » Praias impróprias em Ubatuba para banho: consulte antes de viajar

Praias impróprias em Ubatuba para banho: consulte antes de viajar

  • por

A qualidade das praias impróprias para banho em Ubatuba (e em todo o litoral de SP) é definida pela Cetesb. É ela que faz a análise das águas (a tal da balneabilidade), e coloca aquelas bandeirinhas vermelhas ou verdes nas praias.

As tais bandeirinhas não possuem relação nenhuma com a força das águas ou se o mar está bravo; elas mostram contaminação fecal mesmo (sim, fezes). Derramamento de óleo e ressaca marítima também podem tornar a praia imprópria para banho.


Em Ubatuba, as praias do centro em Itaguá costumam estar impróprias para banho, especialmente porque é nela que desaguam três rios que passam por bairros da região central da cidade.

Ainda que esteja praticamente o tempo todo imprópria para banho, a praia de Itaguá possui um calçadão bem gostoso para caminhar. Mas, em geral, as demais praias de Ubatuba costumam ter bandeira verde para banho, e são bem limpas (e lindas!).

Praias impróprias em Ubatuba

A Cetesb faz a atualização regularmente da situação da qualidade de banho das praias. Para consultá-la online antes de pegar praia, vale dar uma olhada no site. As áreas analisadas são identificadas de acordo com o mapa abaixo, com alguns pontos de referência que podem ajudar.

Mapa das praias de Ubatuba. Reprodução/ Cetesb

Não mergulhe ou entre em águas de praias impróprias para banho. Elas podem estar contaminadas por esgoto com fungos, bactérias e protozoários.

Entre as doenças mais comuns provocadas pelo banho em águas impróprias estão a gastroenterite (enjoo, vômitos, dores de estômago, diarreia, dor de cabeça e febre). Existe também o risco de infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta.

Lembre-se de a quantidade de pessoas que estão na praia naquele período também podem influenciar na balneabilidade.

Veja também: Ubatuba agora tem taxa ambiental para carros: entenda como é a cobrança

A cidade de Ubatuba fica a 220 quilômetros de São Paulo. A viagem pode durar até 3h dependendo da região em que você ficará hospedado.

A descida da serra a partir de São Paulo pode ser feita pela rodovia dos Tamoios, seguindo até Ubatuba pela Rio-Santos a partir de Caraguatatuba. Outra opção é pela rodovia Oswaldo Cruz, chegando no centro da cidade.

 

 

Marcações:
Sair da versão mobile